Na manhã desta terça-feira (3), taxistas de Cabo Frio protestaram em frente à Câmara de Vereadores contra a proibição de veículos com mais de 10 anos no serviço de táxi. A categoria critica a falta de diálogo e a medida, que pode impactar a renda dos motoristas às vésperas da alta temporada turística.
A vistoria anual foi realizada na semana passada, entre os dias 25 e 29 de novembro, sendo amplamente divulgada entre a categoria. No período, 250 permissionários compareceram e tiveram a licença renovada. Cerca de 20 taxistas não se apresentaram para a vistoria. Nesta segunda-feira (2), a Mobilidade Urbana notificou todos os taxistas para comparecerem na sede da secretaria para regularizar a licença dos veículos. Informando, inclusive, que devido a perda do prazo para a vistoria do Ipem em Cabo Frio, a mesma agora deverá ser realizada em Niterói. Todos os taxistas foram relembrados que, sem passar por esse procedimento, a licença poderá ser suspensa.
A Secretaria de Mobilidade Urbana afirmou que a norma segue a Lei Municipal nº 1838/2005 e reforçou que os veículos devem atender aos padrões de segurança definidos pela legislação. Segundo a Prefeitura, notificações foram enviadas para regularização, e os taxistas que perderam o prazo de vistoria deverão realizá-la em Niterói.
O impasse continua, com os taxistas pedindo uma revisão das exigências para evitar prejuízos econômicos.