Atleta macaense vai representar o Brasil no Mundial e Panamericano de canoa polinésia de longa distância

Date:

Compartilhar post:

Em Ilhabela (SP), entre os dias 7 e 9 de fevereiro, o atleta macaense José Ricardo da Silva Onofre, participou do Campeonato Brasileiro de Va’a (Canoa Polinésia) de longa distância V6 (para seis pessoas), ficando em 1⁰ lugar na equipe Mista – categoria jr.19 Multiclubes e em 2ª colocação na V6 equipe masculina – categoria Jr.19 Multiclubes. Os resultados apresentados garantiram vaga, em ambas as categorias, para representar o Brasil no Mundial de Va’a e no Panamericano de Va’a 2025.

Ricardinho, como é mais conhecido na canoagem, participará do Campeonato Brasileiro de Longa Distância V1, V1R, V2R e V3, nos dias 28 a 30 de março, em Salvador (BA). A competição servirá como classificatória para o Panamericano de Va’a 2025, em Rapa Nui, no Chile, em novembro, e para o Mundial de Va’a 2025, que nesse ano será realizado na Praia de São Francisco, em Niterói, de 13 a 21 de agosto.

O canoísta é mais um atleta contemplado pelo programa Bolsa Atleta, da Prefeitura de Macaé. “A bolsa ajuda bastante para a nossa alimentação, na compra de equipamentos e com viagens de curtas distâncias, tem sido uma importante contribuição para o meu rendimento”, disse Ricardinho. Sua treinadora, Ana Moraes, é outra contemplada com o benefício.

“Nossa relação transcende a prática do esporte, somos verdadeiramente ohana (família)”, enfatiza a responsável pelo treinamento de Ricardinho, desde o começo, quando ele tinha 14 anos e, levado pelo pai, fez o primeiro contato com a canoagem. Antes, ela só dava aula de canoagem. E, em 2023, começou a atuar como treinadora pessoal, em treinos específicos dentro e fora d’água.

“Com o tempo, fui gostando cada vez mais de remar, e já no final daquele ano (2021) recebi convite para competir junto a uma equipe de Búzios e, logo a partir daí, comecei a me dedicar com mais intensidade. Atualmente estou terminando o 3º ano do ensino médio, e cursando o técnico em Mecânica no Senai. Quero fazer Engenharia Mecânica; estou ciente que ainda não dá pra viver do esporte”, diz Ricardinho, completando: “ser campeão mundial é uma meta”.

A treinadora Ana Moraes faz parte do Clube Loko Va’a, com bases no Mirante da Lagoa e na Praia de Imbetiba.

“O clube proporciona um ambiente de apoio e incentivo para o crescimento do Ricardo, tanto no esporte quanto na vida pessoal. Os resultados são evidentes, ele evolui a cada dia como atleta, com melhorias significativas nos tempos de competição”, conta.

Além das competições citadas, anteriormente, Ricardinho irá disputar esse ano nas categorias individual V1 e OC2, e equipe OC6, no Aloha Spitit Saquarema – Gram Slam, dias 22 e 23 de maio; e participará da 1ª etapa do Estadual de Va’a RJ, dias 18 e 19 ainda no mês de maio.


Fotos Relacionadas

spot_img

Artigos Relacionados

Secretaria da Família e Juventude visita instalações do Programa Forças no Esporte

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria da Família e Juventude, realizou nesta terça-feira (15) uma...

Os idosos residentes da Casa dos Velhinhos, em Casimiro de Abreu, já estão imunizados contra a Influenza/gripe.

Profissionais da Unidade de Saúde da Família Nestor Ponciano levaram as doses do imunizante e garantiram a aplicação...

Mercado de Peixe de Cabo Frio espera aumento de 35% nas vendas durante a Semana Santa

Procura por peixes frescos aquece as vendas até o fim de semana O Mercado Municipal de Peixe de Cabo...

Crianças assistidas pelo CRAS fazem passeio cultural em Cabo Frio

Evento comemorou o Dia dos Povos Indígenas, que é celebrado no dia 19 de abril A Secretaria de Assistência...