Equipe do Ministério do Meio Ambiente acompanha andamento das ações de revitalização do Dormitório das Garças em Cabo Frio

Date:

Compartilhar post:

O projeto de revitalização está sendo desenvolvido pelo Instituto EcoVida

Técnicos do Ministério do Meio Ambiente realizaram uma visita de rotina em agosto, para acompanhar o progresso do projeto de revitalização do Parque Natural Municipal Dormitório das Garças, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O projeto, conduzido pelo Instituto Ecovida, visa restaurar a infraestrutura do parque e revitalizar seu espaço natural, em resposta aos impactos negativos acumulados ao longo dos anos devido ao abandono e à urbanização desordenada.

O Instituto Ecovida, conhecido por sua atuação em projetos ambientais no Brasil, está à frente das ações que buscam solucionar problemas como o assoreamento, a poluição e o uso inadequado das áreas do parque. Além disso, o projeto inclui a recuperação de áreas afetadas pela vegetação exótica.

Durante a visita, os técnicos do Ministério puderam observar o avanço significativo em diversas etapas do projeto. Entre as obras já concluídas, destaca-se a reforma completa do deck do parque. O observatório de dois andares está em fase de implementação, e o cercamento da área do Dormitório das Garças, que se estende do Café do Trabalhador até a Ponte Márcio Corrêa, já foi finalizado.

Outro ponto importante do projeto é o programa de educação ambiental, que tem como objetivo alcançar 1.200 alunos das escolas públicas de Cabo Frio. Até o momento, 50% da meta foi atingida, destacando o compromisso do Instituto Ecovida com a conscientização ambiental das futuras gerações.

Diversas ações em curso incluem o plantio de espécies nativas para restaurar a vegetação natural, a remoção de espécies invasoras, a implementação de um viveiro no Horto Municipal de Cabo Frio, como legado para a população em geral e também para apoiar as atividades de reflorestamento, além da restauração das telas e do cercamento do dormitório das garças.

O projeto, realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, é um passo importante para a conservação da biodiversidade local e a valorização do Parque Natural Municipal Dormitório das Garças, que desempenha um papel importante na preservação da fauna e flora, de um santuário ecológico, que é referência na Região dos Lagos.

spot_img

Artigos Relacionados

Secretaria da Família e Juventude visita instalações do Programa Forças no Esporte

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria da Família e Juventude, realizou nesta terça-feira (15) uma...

Os idosos residentes da Casa dos Velhinhos, em Casimiro de Abreu, já estão imunizados contra a Influenza/gripe.

Profissionais da Unidade de Saúde da Família Nestor Ponciano levaram as doses do imunizante e garantiram a aplicação...

Mercado de Peixe de Cabo Frio espera aumento de 35% nas vendas durante a Semana Santa

Procura por peixes frescos aquece as vendas até o fim de semana O Mercado Municipal de Peixe de Cabo...

Crianças assistidas pelo CRAS fazem passeio cultural em Cabo Frio

Evento comemorou o Dia dos Povos Indígenas, que é celebrado no dia 19 de abril A Secretaria de Assistência...